sábado, 10 de julho de 2010

A Golden Silk Orb-Weaver (Aranha Tecelã de Teia Dourada)

Por Caio Castello

Inexistente no Brasil, essas aranhas são conhecidas pelo seu tamanho e pela sua teia dourada. Na verdade, as chamadas de "golden silk orb-weaver" são um conjunto de 27 espécies diferentes, todas em comum produzem a teia dourada.
Tem esse nome porque sua teia sua teia brilha como o ouro na luz do Sol, e não por terem partes amarelas, como alguns americanos pensam. O ácido xanturênico, duas benzoquinonas e um desconhecido quarto composto são responsáveis pela coloração dourada em sua teia. Experimentos revelam duas vantagens da teia amarela: o dourado de suas teias atraem abelhas, e dependendo da paisagem no fundo, a amarelo servem como camuflagem.
Outra coisa que chama a atenção é a proporção de tamanho macho/fêmea: as fêmeas são enormes, com aproximadamente duas polegadas (5 centímetros) e os machos tem menos que uma polegada (aprox. 2,5 centímetros).

Teia de uma golden silk spider, com coloração amarelada


Fêmea da aranha (grande) e vários machos (pequenos)


Um comentário:

  1. Já fotografei várias nephilas , no RS será que não há um engano dizer , inexistente no Brasil? Ou é uma espécie diferente das nossas? Só pra saber! Renato RS

    ResponderExcluir