segunda-feira, 5 de julho de 2010

Curiosidades Sobre o Polvo - Defesas Do Polvo

Por Caio Castello

O polvo é mestre em camuflagem. Isso se deve ao talento do polvo para a mudança de cor, causada pelos cromatóforos. Os cromatóforos são células pigmentadas que contêm, cada uma, três bolsas de cor e dezenas de milhares delas cobrem a pele do polvo. Cada célula dessas é cercada por músculos, que de acordo com a contração ou relaxamento, mudam a cor da célula.
Cada cromatóforo é independentemente controlado pelo sistema nervoso, o que permite um alto grau de complexidade na exibição de cores. O alto nível de controle pelo sistema nervoso também significa que a mudança de cor se espalha na pele num instante - um polvo pode mudar sua aparência em menos de um segundo.


Uma publicação do instituto Smithsonian compara o fenômeno a uma gota de tinta sobre uma faixa de elástico: quando a faixa está solta, a cor é concentrada em um ponto e não é prontamente visível. Mas quando a faixa é esticada, a cor se propaga.


Polvo Camuflado
Se o polvo é o rei da camuflagem, o polvo marrom é o rei dos reis. Um mímico extremamente talentoso, essa espécie particular pode imitar o linguado, o peixe leão e as cobras marinhas, com uma precisão impressionante. O polvo marrom muda suas cores para alcançar as cores da outra espécie e contorce seus tentáculos para conseguir determinados modelos e formas. A pesquisa mostra que o polvo pode até mesmo decidir que tipo de animal imitar, dependendo do predador. Quando confrontado com o predatório peixe-donzela, por exemplo, o polvo assume a aparência do inimigo comum àquele peixe, a cobra marinha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário