segunda-feira, 5 de julho de 2010

Formigas dando aula?

Dois pesquisadores descobriram essa curiosidade,estudando as formigas e analisaram um fenômeno único entre insetos.Eles perceberam que não é necessário um cérebro grande para tal inteligência, apesar de animais com cérebro grande tenham maior chance de aprender de modo independente.
Os pesquisadores afirmam que essa interação entre professor-aluno é inédita no reino animal, tirando o ser humano.
A formiga professora ensina as alunas o caminho até uma fonte de comida.O caminho era demorado, e envolvia uma relação entre as duas –a “aluna” tocava a professora nas pernas ou abdômen com sua antena, e ela modificava seu comportamento em seguida, essa aprendizagem pode custar caro a formiga professora,pos ela faria o mesmo caminho quatro vezes mais rápido sem ensinar a “aluna”.


http://tudehistoria.blogspot.com/2009/08/formigas-professoras.html


                        Postado por: Marcelo Rêgo

2 comentários:

  1. Sempre amei as formigas. Quando tinha por volta de cinco anos de idade me despertava muito a atenção aquela procissão de bichinhos carregando coisas no "bico" (como eu dizia), e ficava tão interessada que seria capaz de levar horas observando e procurando entender como era aquilo. Me divertia com a limpeza do seu vasto caminho, as curvas, as conversinhas de antenas (desde aquela época eu identificava como uma conversa de "comadres", é engraçado, não é? Eu de fato fui uma criança muito curiosa que procurava responder eu mesma as minhas próprias perguntas e achava aquilo lindo e achava...E ACHAVA LINDO! Observo que a minha admiração e meu amor por esses bichinhos apenas cresceu e hoje vejo que se trata de uma "sociedade", não apenas trabalhadora, mas organizada e amigável, pois são muito unidas, todos juntas são capazes de construir casas subterrâneas equivalentes a vários arranha-céus empilhados desses que fazem os homens, desses mesmo, me refiro a esses edifícios que caem, os delas não é de uma resistência fora de série. As formigas são seres muito valentes e nos servem de exemplo, sim! Em termos de perseverança, determinação e coragem. É lindo, lindo! (Edi Nuance)

    ResponderExcluir
  2. Sempre amei as formigas. Quando tinha por volta de cinco anos de idade me despertava muito a atenção aquela procissão de bichinhos carregando coisas no "bico" (como eu dizia), e ficava tão interessada que seria capaz de levar horas observando e procurando entender como era aquilo. Me divertia com a limpeza do seu vasto caminho, as curvas, as conversinhas de antenas (desde aquela época eu identificava como uma conversa de "comadres", é engraçado, não é? Eu de fato fui uma criança muito curiosa que procurava responder eu mesma as minhas próprias perguntas e achava aquilo lindo e achava...E ACHAVA LINDO! Observo que a minha admiração e meu amor por esses bichinhos apenas cresceu e hoje vejo que se trata de uma "sociedade", não apenas trabalhadora, mas organizada e amigável, pois são muito unidas, todos juntas são capazes de construir casas subterrâneas equivalentes a vários arranha-céus empilhados desses que fazem os homens, desses mesmo, me refiro a esses edifícios que caem, os delas não é de uma resistência fora de série. As formigas são seres muito valentes e nos servem de exemplo, sim! Em termos de perseverança, determinação e coragem. É lindo, lindo! (Edi Nuance)

    ResponderExcluir