sexta-feira, 18 de junho de 2010

Insetos e a ecologia

.Os insetos e a ecologia: O equilíbrio ecológico, em todo ecossistema, é mantido graças a uma série de relações, algumas positivas e outras negativas. Alguns insetos participam dessas relações.

-Insetos voadores: muito positivo para para as flores, qu e para se reproduzirem precisam que o seu pólem seja transportado de uma flor para a outra. Esse transporte chama-se polinização, e pode ser realizado pelos insetos voadores. É, enfim, essencial à preservação de numerosos ecossistemas.

-Gafanhotos: negativo para as plantações, pois é um predador voraz e vive em enormes bandos, capazes de destruir rapidamente plantações inteiras.

-Bicho-da-seda: um outro animal que é negativo para as plantações, em menor escala se comparado aos gafanhotos. Suas larvas alimentam-se de folhas, principalmente de amoreiras.

Fonte de pesquisa:
http://www.reinaldoribela.pro.br/htm/biologia/biologia_2/reino_animalia_I/invertebrados/artropodos.htm

postado por: Igor Falcão

Um comentário:

  1. Muito legal!

    Existe um inseto, a vespa-jóia que pode ser usada para controlar pragas, como a barata.

    Ela pica duas vezes, a segunda com precisão na área do cérebro responsável pelo reflexo de fuga de barata. Deixando-a em um estado como se ela fosse um morto-vivo para poder depositar seus ovos dentro dela.

    É provável que, no futuro, os cientistas usem o veneno dessa vespa para produzir remédios contra doenças do cérebro – como o mal de Parkinson.

    Tayná Leoncio
    Tem um video que explica tudo, se quiserem usar:http://www.youtube.com/watch?v=DHAqNXhgmiU&feature=player_embedded

    ResponderExcluir