domingo, 11 de julho de 2010

Mariposa Imperador - a maior do mundo

Ela tem 30 centímetros da extremidade de uma asa à outra e o corpo branco e acinzentado. As asas parecem ter recebido pinceladas de desenhos geométricos, pintados de preto, cinza e marrom. O nome científico é Thysania agrippina, e seu nome comum é Mariposa Imperador. É o maior lepidóptero noturno do mundo. Em outras palavras, a maior mariposa do planeta. A família dos lepidópteros é a mesma a que pertencem as borboletas. A diferença básica é que estas são insetos diurnos, enquanto as mariposas são noturnas ou crepusculares. A imperador foi encontrada pela primeira vez na Amazônia, mas outros exemplares já foram vistos nas matas do México.



Postado por: José Tavares

Proteínas do pepino-do-mar combate Malária

Um estudo afirma que proteínas de pepinos-do-mar podem ser usados para bloquear a transmissão da malária. A criatura marinha produz lectina, uma proteína que impede o crescimento do parasita transmissor da malária.

Uma equipe de cientistas de diversos países alterou geneticamente mosquitos transmissores da malária. A modificação fez com que eles produzissem a mesma proteína dos pepinos-do-mar.
A proteína impediu a formação dos parasitas da malária dentro dos estômagos dos insetos.
Mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de malária a cada ano. Cerca de um milhão morrem. Estima-se que 40% da população mundial está exposta ao mosquito transmissor.
O resultado da pesquisa, publicada na revista científica PLoS Pathogens, provou que a técnica é eficiente contra diversos parasitas que causam malária. A lectina é letal para parasitas que ainda estão em fase de formação.
"Estes resultados são muito promissores e mostram que mosquitos geneticamente gerados desta forma têm um impacto evidente na habilidade dos parasitas de se multiplicarem dentro do mosquito hospedeiro", disse um dos autores do estudo, o pesquisador Robert Sinden, do Imperial College London.
No entanto, ele disse que ainda é necessário realizar muitas pesquisas para desenvolver uma técnica de combate à malária.
"Apesar de a proteína do pepino-do-mar reduzir significativamente o número de parasitas nos mosquitos, ela não a removeu totalmente de todos os insetos. Nossa meta é achar uma forma de mosquitos geneticamente criados na qual o parasita da malária não consiga se desenvolver."
Para o pesquisador Ron Behrens, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, a criação de espécies geneticamente modificadas de mosquitos pode enfrentar problemas práticos no futuro.
"Seria preciso que a versão modificada virasse a espécie predominante, e isso nunca foi feito em nenhum ambiente antes", disse Behrens.


Fonte: http://www.caicc.org.mz/index.php?option=com_content&view=article&id=709:proteina-do-pepino-do-mar-combate-malaria-diz-estudo&catid=29:saude

Postado por: Paula Camatta

Pepino-do-mar usado para criar plástico diferente

"Pesquisadores se baseiam em propriedades do pepino-do-mar para desenvolver plástico rígido que se torna flexível quando molhado. Tecnologia poderá ser usada em implantes cerebrais mais eficientes e com menor rejeição."

Um grupo de cientistas nos Estados Unidos anunciou o desenvolvimento de um novo material com uma característica singular e que, por conta disso, pode se mostrar útil em aplicações diversas, especialmente na área médica. Trata-se de um plástico rígido que se torna flexível quando molhado – e que volta a endurecer quando seco. A inspiração para o trabalho, publicado na edição de 7 de março da revista 'Science', vem do pepino-do-mar (já que este é mole de dia e duro a noite), invertebrado muito comum no fundo do mar e capaz de alternar seu estado de rigidez quando ameaçado por predadores.




Postado por: Paula Camatta

sábado, 10 de julho de 2010

O Camarão Pistola

Por Caio Castello

São crustáceos que crescem de 3 à 5 centímetros, e são identificáveis por suas garras assimétricas e desproporcionais, maiores que metade de seu corpo inteiro. Eles tem a garra em uma das patas, mas ao contrário da maioria dos camarões, ela não tem pinças no final. Ao invés disso, a garra tem um dispositivo que se assemelha a uma pistola, formada por duas partes, sendo uma delas um "martelo". Quando disparada, o "martelo" acerta a outra parte da garra, emitindo uma enorme quantidade de bolhas que pode atingir até 100km/h. Quando a bolha estoura, emite um barulho de aproximadamente 218 decibéis (um tiro de revólver chega a 140 dB e quantias acima de 85 dB podem causar perda de audição), suficientes para paralisar a presa.
O estalo também produz soluminescência e chega a temperaturas superiores a 4.700°C (temperatura da superfície do Sol é de 5.500°C).
Todo esse fenômeno ocorre em menos de 1 milissegundo.

Camarão Pistola



Tamarutaca, a lagosta-boxeadora (ou Camarão-louva-à-deus)

Por Caio Castello

Tamarutaca é o nome dado aos crustáceos da sub-classe Hoplocarida, e tem esse nome por suas patas semelhantes as do animal Louva-a-deus. São divididas em dois grupos: as perfudadoras e as esmagadoras, facilmente distinguível pelas suas patas raptoriais.
O que chama a atenção são as emagadoras, que são capazes de um dos mais rápidos e violentos golpes entre os animais, com força comparável a um tiro de calibre .22, o que significa uma força de aproximadamente 60kg/cm². Com toda essa força, ela facilmente consegue quebrar as carapaças de suas presas ou até mesmo um vidro reforçado de aquário.


Tamarutaca

O Caramujo-gigante-africano

O Caramujo-gigante-africano é uma das maiores espécies, sendo que seu escudo pode crescer até 20 centímetros e pesar 500 gramas. Devido há uma crise econômica ocorrida no país na década e 80 ele foi introduzido no Brasil como alimento exótico “escargot” ilegalmente via Santos e Paraná. A proliferação do animal foi imediata se espalhando por todo país e levando consigo uma rica fonte de doenças como por exemplo meningite e de peritonite.
O caramujo é um animal hermafrodita, e pesa em média 200 gramas, medindo em média 15 cm de comprimento. Sua concha é alongada e rajada, com cores bege e marrom. Na fase adulta, atingida após um ano de vida, o Achatina pode colocar até 400 ovos a cada ano e o período de incubação leva de 1 a 15 dias. Desenvolve-se muito bem em regiões de clima quente, como nas matas, em regiões sombrias e bastante úmidas como nas proximidades de córregos, rios, lagos e alargados. O risco de contrair algumas bactéria desse bicho é eminente por isso é importante lavar as verduras em água corrente e depois deixar as mesmas em molho, bastando colocar apenas uma colher de sobremesa de água sanitária em um litro de água e deixar os alimentos em molho por durante 15 minutos, afinal de contas é uma praga que consome diversos vegetais de consumo humano.
Aqui no Brasil consideramos como parasitas enquanto na África é um animal cobiçado no mercado.



Postado por: José Tavares

O animal mais velho?

Um molusco encontrado na costa da Islândia pode ter sido o animal que mais tempo viveu até hoje conhecido. Os cientistas estimam que o molusco encontrado, uma espécie mexilhão, tenha entre 405 e 410 anos e que possa desvendar alguns segredos relacionados com a longevidade.
Os investigadores da Universidade de Bangor, no País de Gales do Norte, dizem que foi possível calcular a sua idade aproximada a partir da contagem dos anéis da sua concha. 


Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=54262.0

Igor Fonseca

A camuflagem das borboletas

Para protegerem-se, os frágeis insetos desenvolveram técnicas distintas.
Algumas apresentam cores semelhantes ao ambiente em que vivem e confundem-se com ele. Outras, de espécie venenosa, desenvolveram coloração gritante para que o predador, depois de saborear uma, lembre-se da amarga experiência e não o faça novamente. Há ainda um terceiro grupo que não apresenta veneno, mas se "veste" como uma delas e assim, faz com que os inimigos a temam, sem desconfiar do banquete que estão perdendo.




Postado por: José Tavares

DNA do ouriço-do-mar é semelhante ao humano

Um grupo internacional de cientistas decifrou a seqüência do genoma do ouriço-do-mar e confirmou que ele é muito parecido com o do ser humano, revelou um estudo divulgado pela revista Science. Segundo os cientistas, o conhecimento da seqüência genética do animal marinho pode ajudar na busca de tratamentos para doenças como câncer, infertilidade, cegueira e distrofia muscular. A decodificação dos 23.300 genes das 814 milhões de bases nucleotídeos dos cromossomos foi realizada durante um projeto de três anos comandado pelo Centro de Seqüência do Genoma Humano do Colégio Baylor de Medicina, no Texas, informou a revista. Segundo James Coffman, cientista do Laboratório Biológico Mount Desert Island, de Bar Harbor, Maine, a conformação genômica dos ouriços é parecida com a dos humanos. As duas espécies compartilham da maior parte das famílias genéticas.
Em outro artigo de uma série de seis publicados pela Science, os cientistas afirmam que os ouriços têm em comum 7.077 genes com o ser humano. Geneticamente, eles estão mais próximos do homem que os vermes e os insetos.




Fonte: http://www.faunabrasil.com.br/sistema/modules/tiny8/index.php?id=4

Postado por: Gabriel Hauaji

Onde ficam as moscas de noite

Dependendo da mosca em questão, podemos dizer o seguinte: algumas moscas tem um período de vida muito curto, de apenas 24 horas. A maioria das moscas que conhecemos é de hábitos diurnos. Portanto, nascem de madrugada, reproduzem-se de dia e morrem na madrugada seguinte. Outras moscas já tem um ciclo mais longo de vida, mas, como já disse, a maioria tem hábitos diurnos. à noite, procuram frestas para se abrigarem, saindo quando o dia clareia.


Fonte: http://socuriosidades.blogspot.com/2008/03/curiosidades-sobre-os-insetos.html

Postado por Juliana França

Como alguns insetos e aranhas andam na água

As patas de certos insetos, assim como as de certas aranhas, terminam com pêlos, recobertos de uma substância gordurosa que a água não molha. A superfície da água faz as vezes de uma membrana elástica, que baixa ligeiramente em torno da pata do inseto, graças à tensão superficial, sustentando-se assim o animal na superfície líquida.


Fonte: http://socuriosidades.blogspot.com/2008/03/curiosidades-sobre-os-insetos.html

Postado por: Juliana França

Por que se chama de barbeiro o inseto transmissor do Mal de Chagas

Por que se chama de barbeiro o inseto transmissor do Mal de Chagas?Porque o inseto pica geralmente o rosto da vítima, na região da barba e também na altura dos olhos. O nome da doença homenageia Carlos Chagas, responsável por uma das mais completas descobertas científicas do mundo: a doença, o parasita e o transmissor.


Fonte: http://socuriosidades.blogspot.com/2008/03/curiosidades-sobre-os-insetos.html

Postado por: Juliana França

Lula gigante é o maior animal invertebrado

O maior animal invertebrado do mundo é a lula gigante do gênero Architeuthis dux, que pode chegar a medir 18 metros e pesar 900 quilos. Esses misteriosos seres vivem no fundo do oceano, entre 200 e 1000 m de profundidade, e nunca foram vistos com vida, motivo pelo qual sabe-se muito pouco sobre seus hábitos.
Donas dos maiores olhos da natureza (podem chegar a 30cm de diâmetro), já deixaram marcas de sua passagem na regiões temperadas de todos os oceanos. Os espécimes estudados até hoje foram encontrados mortos, boiando por aí, ou no estômago de alguma baleia.
A lula gigante ficou famosa no mundo todo através da obra de Julio Verne Vinte Mil Léguas Submarinas




Postado por: José Tavares

A Golden Silk Orb-Weaver (Aranha Tecelã de Teia Dourada)

Por Caio Castello

Inexistente no Brasil, essas aranhas são conhecidas pelo seu tamanho e pela sua teia dourada. Na verdade, as chamadas de "golden silk orb-weaver" são um conjunto de 27 espécies diferentes, todas em comum produzem a teia dourada.
Tem esse nome porque sua teia sua teia brilha como o ouro na luz do Sol, e não por terem partes amarelas, como alguns americanos pensam. O ácido xanturênico, duas benzoquinonas e um desconhecido quarto composto são responsáveis pela coloração dourada em sua teia. Experimentos revelam duas vantagens da teia amarela: o dourado de suas teias atraem abelhas, e dependendo da paisagem no fundo, a amarelo servem como camuflagem.
Outra coisa que chama a atenção é a proporção de tamanho macho/fêmea: as fêmeas são enormes, com aproximadamente duas polegadas (5 centímetros) e os machos tem menos que uma polegada (aprox. 2,5 centímetros).

Teia de uma golden silk spider, com coloração amarelada


Fêmea da aranha (grande) e vários machos (pequenos)


Mosquitos Geneticamente Modificados Para Acabar Com a Malária

Por Caio Castello

A malária é uma doença que atinge principalmente a África. Dados mostram que uma criança na morre a cada 30 segundos no continente africano por conta da doença.
A malária é transmitida por mosquitos que quando picam um animal infectado com o parasita da malária, ficam infectados também e repassam o parasita quando picam outros animais.
A idéia dos pesquisadores é criar uma espécie de mosquitos mais resistente, que seja incapaz de disseminar a doença, e liberar milhares deles na natureza. A seleção natural iria substituir os mosquitos "comuns" pelos modificados, assim acabando com a malária.
A pesquisa ainda tem falhas, mas pode ser futuramente uma ótima maneira de erradicar o parasita da malária.

Fêmea de mosquito se alimentando

Veneno de Escorpião Como Cura Para o Câncer

Por Caio Castello

Pesquisadores encontraram uma proteína no veneno do escorpião que se junta as células cancerosas do corpo, e assim podendo matá-las. A proteína do veneno é inofensiva aos seres humanos e já foi testada em pacientes em estado terminal, que sobreviveram em média 3 meses a mais.


Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/escorpiao-sem-agua-e-comida1.htm

Abelhas Vingativas

Por Caio Castello
Se umvespa amarela ou uma abelha melífera te picar, e você tentar agredi-la, ela soltará um cheiro que alertará seus companheiros, caso o ninho esteja a 4,50 metros ou menos. Em aproximadamente 15 segundos todas as abelhas/vespas do ninho virão atrás de você, e podem picá-lo varias vezes.

Picada de uma abelha

Aranha gigante ataca passarinho

A aranha do tipo Golden Orb Weaver cria uma teia tão forte que pode prender um passarinho facilmente.




Postado por: Paula Camatta

Aranha gigante recentemente descoberta já é ameaçada de extinção

Medindo 14 centímetros (5.5 inches), uma nova aranha descoberta nas dunas de areia de Israel é a maior de sua espécie em todo o Oriente Médio.
Moradora das Areias de Samar, no sul da região de Arava em Israel, a aranha, chamada Cerbalus aravensis, já está sob grande ameaça devido aos planos de desenvolvimento. A exploração do local para a agricultura e pedreiras de areia já reduziu as aranhas das dunas em mais da metade: de sete quilômetros quadrados para três. Pouco se sabe sobre a biologia dessa aranha, mas os pesquisadores dizem que elas são noturnas e ativas durante os meses mais quentes. A espécie mora numa caverna subterrânea coberta por uma porta de partículas de areias coladas.



Cerbalus aravensis é a maior aranha de sua espécie no Oriente Médio.


Postado por: Paula Camatta


Formigas que provam a virilidade de candidatos ao casamento

A tocandira (Paraponera clavata) é uma formiga grande, cerca de 22 mm de comprimento e extremamente agressiva. Sua picada é tão dolorosa que faz um homem rolar no chão de tanta dor, que pode durar até 20 horas. Algumas tribos de índios empregam as picadas de tocandiras em cerimônias de iniciação e como prova da virilidade de candidatos ao casamento. Meninos de oito a nove anos são vestidos com mangas de algodão, que possam ser amarradas pela parte de cima e pela de baixo. As formigas são colocadas dentro que picam os garotos. O menino é então levado para ser cuidado pelas mulheres. Assim que se recupera o ritual se repete. Esta cerimônia é continuada até a idade de quatorze anos, quando o rapaz aprende a suportar a dor, sem dar sinal de sofrimento, visto que se acha emancipado e pode casar-se.


Fonte: http://mundodasformigas.vilabol.uol.com.br/curiosidade.html

Postado por: Paula Camatta

Remédio à base de escorpião?

A medicina chinesa é conhecida por seus ingredientes naturais e inusitados. É claro que os escorpiões, com suas toxinas de forte efeito sobre o sistema nervoso, não poderiam ficar de fora. Dezenas de formulações que tratam, entre diversas outras, queimaduras, dores de cabeça, resfriados, hérnias, doenças renais crônicas, tuberculose, reumatismo, hemorróidas, osteomielite, artrite, doenças cardiovasculares e até cânceres de pulmão, de mama e outros, levam escorpiões. Pode parecer poção mágica de bruxa, mas a eficácia de muitas está comprovada como acima de 90%!


A preparação dos escorpiões para uso nas receitas é simples. Eles são imersos vivos em água limpa, congelados e secados, lavados com água limpa e novamente secados.

Fonte: http://www.ibaraki.com.br/escorpiao-escorpioes-curiosidades.htm

Postado por: Paula Camatta

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Porque as formigas não morrem cozidas no microondas

Elas não morrem por causa do tamanho. As microondas (formadas por vibração de campos eletromagnéticos) aquecem os alimentos porque vibram as moléculas de água que estão dentro deles. As formigas também possuem água no corpo e são afetadas pelas ondas, só que, geralmente, ficam caminhando sobre as paredes internas do forno. Essas são regiões onde não há emissão e como o inseto é muito pequeno não é atingido.
Já as formigas que estiverem sobre os alimentos serão desidratadas e morrerão. Porém existem algumas formigas que mesmo sobre o alimento sobrevivem e o motivo disso é porque as microondas não se distribuem igualmente no forno e deixam de atingir alguns pequenos pontos.

Fonte: http://socuriosidades.blogspot.com/2008/03/curiosidades-sobre-os-insetos.html

Postado por: José Tavares

Porque alguns insetos voam em volta da luz

Os insetos noturnos se orientam pela luz da Lua. Uma fonte de luz mais forte na terra deixa-os confusos. Para manter constante o seu ângulo em relação a luz, e poder voltar ao seu habitat, o inseto precisa corrigir sua rota de vôo. Por isso, ele voa em espirais cada vez menores até colidir com a fonte de luz.

Fonte: http://socuriosidades.blogspot.com/2008/03/curiosidades-sobre-os-insetos.html

Postado por: José Tavares

terça-feira, 6 de julho de 2010

Curiosidades Sobre o Polvo - Visão Apurada

Por Caio Castello


Os olhos do polvo são tão avançados que os fabricantes de câmeras usaram seus olhos como modelo para melhorar as lentes das câmeras. Até recentemente, devido à curva das lentes de uma câmera, a imagem freqüentemente embaçava as extremidades. Para corrigir isso, modelos melhores de câmera sempre continham até oito lentes, que eram grandes e caras. Ainda copiando a estrutura do olho do polvo, que tem várias camadas finas de múltiplas densidades para misturar e focalizar a luz, os fabricantes de câmeras foram capazes de criar uma lente de câmera que pode produzir uma imagem clara - e a câmera é mais barata e menor.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Curiosidade Sobre Lagostas

Por Caio Castello

As lagostas não mostram sinais de envelhecimento, como lentidão, fraqueza e esterilidade. São tão resistentes que ainda não se tem certeza de quanto tempo podem viver, ou seu maior tamanho, já que ela cresce a vida inteira.
Cientistas mantém algumas em cativeiro, longe de predadores e doenças, mas ainda falta muito para se ter certeza de sua idade máxima


Encontrado polvo com 9 tentáculos

Um fato raro aconteceu nos EUA em um restaurante foi encontrado um polvo com 9 tentáculos.Um cozinheiro especializado em polvos estava fazendo seu prato típico até que percebeu algo estranho, o polvo tinha 1 tentáculo a mais que o normal, fato tão atípico que o cozinho resolveu guardar o polvo para mostrar para seus clientes curiosos.
Ao invés de octopus, como são chamados os polvos em inglês (justamente por causa de seus oito tentáculos), esse molusco ficou conhecido por 'nine'opus.

Fonte: http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/news/2010/04/07/244986-cozinheiro-encontra-polvo-de-nove-tentaculos-nos-eua

Postado por: Marcelo Rêgo

Material feito com pele do pepino do mar


Um novo material foi inventando a partir da pele do pepino do mar, que pode ser flexível como rígido.Esta característica poderá ser usada em implantes cerebrais no futuro.Essa invenção tem qualidades mecânicas e químicas que lhe permitem adaptar-se ao ambiente.Esse material foi feito para a mudar da dureza do plástico a mobilidade da borracha, em conjunto com a água.O pepino do mar usa essa característica para se defender de predadores e ameaças.

Fonte: http://aldeiajuridica.incubadora.fapesp.br/portal/pepino-do-mar-usado-para-desenvolver-plastico-diferente


Postado por: Marcelo Rêgo


A Teia Da Aranha

Por Caio Castello

As teias são formadas basicamente por proteínas elásticas que as aranhas excretam pelo abdômen. Os filamentos de proteína são enrolados e depois esticados, ou enrolados nas patas, dependendo de seu uso.Os filamentos de teia são aproximadamente 5 vezes mais fortes que um fio de aço de mesmo diâmetro, e podem  ser esticados em 400%. Algumas aranhas constroem teias tão fortes, que são capazes de pegar até mesmo aves!

Algumas Curiosidades Sobre As Aranhas

Por Caio Castello

Existe uma espécie de aranha que, para realizar a cópula, ele oferece o seu abdómen para a fêmea comer, e enquanto ela se farta, ele aproveita para a cópula. Geralmente morrem, a não ser que sejam rápidas e a fêmea não coma todo o seu abdómen.

Há mais possibilidades de se morrer com uma rolha de champanhe do que com uma aranha venenosa.

As Viúvas Negras têm esse nome porque comem os parceiros com quem acasalam. Chegam a comer 25 parceiros por dia!

Aracnofobia - medo dos aracnídeos.

As aranhas segregam um óleo das patas, por isso não ficam presas à teia.

A teia de aranha é tão forte que a própria aranha teria de ter 50 mil vezes o seu tamanho para conseguir rasgar a teia.

Cientistas Australianos identificaram uma espécie de aranhas bebés que arrancam os membros da progenitora e alimentam-se deles durante algumas semanas. Eles acreditam que este sacrifício materno previne as crias de se comerem umas às outras.

As aranhas saltadoras costumam saltar para cima das costas das outras aranhas e comem-nas assim.

As Tarântulas têm o corpo dividido em dois, o tórax e o cefalotórax (nenhuma das partes é considerada a cabeça, mas é no cerfalotórax que se encontram os olhos e as quelíceras). É por isso que elas precisam de 8 olhos. Sem uma cabeça que possam rodar, os 8 olhos ajudam-na a ver em todas as direcções.
A maior parte das pessoas pensa que as Tarântulas são animais perigosos. De facto, não há registo de alguma morte causada por uma Tarântula em toda a história. O veneno das Tarântulas é semelhante ao das abelhas.

Todas as aranhas são venenosas até certo ponto, mas apenas algumas são perigosas para os humanos.

Há um tipo de aranha que só come as outras aranhas.

Um fio de teia de aranha com a espessura de um centímetro é mais forte que um cabo de ferro com a mesma espessura. Os peritos sugerem que um cabo de teia de aranha com a espessura de um lápis era capaz de parar um Boeing 747 em pleno voo.

O veneno de uma Viúva Negra é mais potente que o de uma Cobra Cascavel



Fonte:http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=52456.0

Curiosidades Sobre o Polvo - Defesas Do Polvo

Por Caio Castello

O polvo é mestre em camuflagem. Isso se deve ao talento do polvo para a mudança de cor, causada pelos cromatóforos. Os cromatóforos são células pigmentadas que contêm, cada uma, três bolsas de cor e dezenas de milhares delas cobrem a pele do polvo. Cada célula dessas é cercada por músculos, que de acordo com a contração ou relaxamento, mudam a cor da célula.
Cada cromatóforo é independentemente controlado pelo sistema nervoso, o que permite um alto grau de complexidade na exibição de cores. O alto nível de controle pelo sistema nervoso também significa que a mudança de cor se espalha na pele num instante - um polvo pode mudar sua aparência em menos de um segundo.


Uma publicação do instituto Smithsonian compara o fenômeno a uma gota de tinta sobre uma faixa de elástico: quando a faixa está solta, a cor é concentrada em um ponto e não é prontamente visível. Mas quando a faixa é esticada, a cor se propaga.


Polvo Camuflado
Se o polvo é o rei da camuflagem, o polvo marrom é o rei dos reis. Um mímico extremamente talentoso, essa espécie particular pode imitar o linguado, o peixe leão e as cobras marinhas, com uma precisão impressionante. O polvo marrom muda suas cores para alcançar as cores da outra espécie e contorce seus tentáculos para conseguir determinados modelos e formas. A pesquisa mostra que o polvo pode até mesmo decidir que tipo de animal imitar, dependendo do predador. Quando confrontado com o predatório peixe-donzela, por exemplo, o polvo assume a aparência do inimigo comum àquele peixe, a cobra marinha.



Formigas dando aula?

Dois pesquisadores descobriram essa curiosidade,estudando as formigas e analisaram um fenômeno único entre insetos.Eles perceberam que não é necessário um cérebro grande para tal inteligência, apesar de animais com cérebro grande tenham maior chance de aprender de modo independente.
Os pesquisadores afirmam que essa interação entre professor-aluno é inédita no reino animal, tirando o ser humano.
A formiga professora ensina as alunas o caminho até uma fonte de comida.O caminho era demorado, e envolvia uma relação entre as duas –a “aluna” tocava a professora nas pernas ou abdômen com sua antena, e ela modificava seu comportamento em seguida, essa aprendizagem pode custar caro a formiga professora,pos ela faria o mesmo caminho quatro vezes mais rápido sem ensinar a “aluna”.


http://tudehistoria.blogspot.com/2009/08/formigas-professoras.html


                        Postado por: Marcelo Rêgo