quarta-feira, 30 de junho de 2010

Artrópodes (Quilópodos – Centopéia)

As centopéias são canibais, comem outras centopéias. (canibais são os que comem elementos da mesma espécie).

A centopéia consegue correr para trás quase tão depressa como para a frente.

Para correr, a centopéia só usa alguns pares de patas e o corpo ondula.
Quando anda devagar, o seu corpo fica esticado e ela apoia mais patas no chão ao mesmo tempo. Se ficar parada, todas as patas tocam no chão.



Postado por: Paula Camatta 

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Rara aranha vegetariana(Filo: Arthropoda e Classe: Arachnida)

A aranha Bagheera kiplingi possui uma alimentação diferente das outras aranhas: pontinhas suculentas de folhas. O aracnídeo, que vive no México e na Costa Rica, é a primeira entre as 40 mil espécies de aranhas do mundo a comer praticamente só plantas.
O estranho caso do aracnídeo vegetariano está descrito em artigo na revista científica "Current Biology". Só não é possível dizer que ele é adepto do vegetarianismo estrito porque ocasionalmente o bicho ainda pode capturar e devorar larvas de uma espécie de formiga que vive no mesmo ambiente, as folhas de acácias.



Postado por: Karina I.P.N. Pedreira

Curiosidade sobre Pinctada margaritifera(Filo: Mollusca e Classe: Bivalvia)

Como São Formadas as Pérolas Negras

A ostra de nome Pinctada margaritifera, popularmente conhecida como ostra-dos-lábios-negros, é a fonte de pérolas negras. Para formar pérolas cultivadas, primeiro o cultivador precisa inserir um núcleo pré-fabricado, feito da concha de outro molusco, dentro da ostra. A ostra vai se irritar e cobrir o núcleo com nácar, mesma substância que ela usa para cobrir a parte interna da concha, resultando na pérola.
A ostra que cria a pérola negra tende a ser mais delicada que as outras ostras. É difícil levá-las a maturidade e apenas 30% das ostras irritadas irão produzir a pérola. Além disso, essas ostras morrem facilmente e não podem viver em ambientes poluídos, somente as águas mais puras servem para o cultivo da ostra Pinctada margaritifera.


 Fonte: http://www.joias-pedras-preciosas.com/perolas-negras-taitianas-ostras.htm

Postado por: Karina I.P.N. Pedreira

Curiosidade sobre o vaga-lume(Filo: Arthropoda e Classe: Insecta)

  • Como o vaga-lume emite luz:

O oxigênio que é inalado pelo vaga-lume reage com substâncias de seu organismo e o resultado é a liberação de energia em forma de luz. Os cientistas chamam esse fenômeno de bioluminescência e ele acontece também em outras espécies, como o peixe-lanterna Photoblepharon sp., que vive nas profundezas dos oceanos, e um pequeno crustáceo chamado cypridina. Os vaga-lumes (da família dos lampirídeos) emitem luz entre o verde e o amarelo. A função biológica da bioluminescência é pouco compreendida, mas os cientistas desconfiam que ela seja usada para iluminar o campo de visão, atrair presas, no reconhecimento de diferentes espécies e parceiros sexuais e até como uma arma contra predadores.

  • Liga-desliga - Cérebro controla quando o abdômen do inseto deve acender

1- O oxigênio inspirado pelo vaga-lume entra pela traquéia, que está ligada à região do abdômen do inseto. Lá, existe um tipo de tecido chamado lanterna.

2- Esse tecido abdominal é formado por células especializadas na emissão de luz, os fotócitos, e também está ligado ao cérebro do animal. Quando o vaga-lume quer piscar, o cérebro libera o neurotransmissor octopamina, que vai "ligar" os fotócitos do abdômen.

3- Os fotócitos iniciam uma reação química com três "ingredientes", que você vê abaixo.

4- A luciferina é um combustível produzido pelo animal e o ATP é a substância que fornece energia para as células. Esses ingredientes se unem a uma enzima chamada luciferase, que acelera a reação.

5- O resultado dessa reação é a produção de gás carbônico e de uma substância chamada: oxiluciferina fluorescente. É ela que libera energia na forma de luz. Nessa reação toda não há perda de energia como calor, ou seja, a luz do vaga-lume é fria.




Postado por: Karina I.P.N. Pedreira

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Insetos e a ecologia

.Os insetos e a ecologia: O equilíbrio ecológico, em todo ecossistema, é mantido graças a uma série de relações, algumas positivas e outras negativas. Alguns insetos participam dessas relações.

-Insetos voadores: muito positivo para para as flores, qu e para se reproduzirem precisam que o seu pólem seja transportado de uma flor para a outra. Esse transporte chama-se polinização, e pode ser realizado pelos insetos voadores. É, enfim, essencial à preservação de numerosos ecossistemas.

-Gafanhotos: negativo para as plantações, pois é um predador voraz e vive em enormes bandos, capazes de destruir rapidamente plantações inteiras.

-Bicho-da-seda: um outro animal que é negativo para as plantações, em menor escala se comparado aos gafanhotos. Suas larvas alimentam-se de folhas, principalmente de amoreiras.

Fonte de pesquisa:
http://www.reinaldoribela.pro.br/htm/biologia/biologia_2/reino_animalia_I/invertebrados/artropodos.htm

postado por: Igor Falcão

sistema nervoso e o poder de regeneração dos equinodermes

.sistema nervoso: é formado por nervo anelar ao redor da faringe e nervos radiais. Há células táteis e olfativas em toda a superfície do corpo. As estrelas-do-mar possuem células fotorreceptoras nas extremidades dos braços.

.regeneração: tem regeneração muito intensa.

-Na estrela-do-mar, além de regenerar os braços, se dividida em várias partes, cada parte dará um novo indivíduo e podemos então falar em reprodução assexuada.

-Nos pepinos-do-mar, quando perseguidos, podem eliminar parte de suas vísceras, que irá distrair o predador, e depois regenerá-las.

fonte de pesquisa: http://www.reinaldoribela.pro.br/htm/biologia/biologia_2/reino_animalia_I/invertebrados/equinodermos.htm


postado por: Igor Falcão

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Curiosidades sobre os Moluscos (2)

Moluscos :
Divididos em três regiões : cabeça, pé e massa visceral.
Na cabeça estão localizadas a boca e estruturas sensoriais como os olhos e tentáculos. O pé é musculoso e responsável pela locomoção do animal.Existe nos moluscos uma dobra da parede no corpo que o recobre quase inteiro, o manto, é ele que produz a concha. A maioria é herbívora
Os moluscos têm uma composição frágil, são animais de corpo mole, mas a maioria deles possui uma concha que protege o corpo, como por exemplo caracol, o marisco e a ostra .Há também os que apresentam a concha interna e reduzida, como a lula, e os que não têm concha, como o polvo e a lesma. A concha é importante para proteger esses animais e evitar a perda de água. Ela é produzida por glândulas localizadas sob a pele, uma região chamada de manto.podem ser encontrados no mar, na água doce e na terra .

 Essa pesquisa foi feita por Giulia Pacheco

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Curiosidades sobre os Moluscos

A espessura e a forma das conchas dos moluscos estão relacionadas com a adaptação ao ambiente em que eles vivem. Os caracóis possuem uma concha fina, que não prejudica sua locomoção em ambiente terrestre. O caramujo tem uma concha mais espessa, capaz de resistir ao choque das ondas. Os pelecípodes apresentam conchas achatadas de duas valvas, prendendo-se às rochas e resistindo à força da água. Os polvos e as lulas não possuem conchas externas e isso permite uma locomoção ágil por propulsão com jatos de água.
Experimentos demonstram que substância química encontrada na tinta do polvo é capaz de curar câncer. Sabe-se ainda muito pouco sobre as propriedades de várias substâncias encontradas nos animais e vegetais. Alguns pesquisadores japoneses, entretanto, descobriram que existe uma substância química na tinta do polvo que é capaz de curar alguns tipos de câncer. Trata-se de um polissacarídeo (uma molécula grande de carboidrato como o amido do arroz). Fazendo experimentos com essa substância, os cientistas a aplicaram em parte de um grupo de animais que possuíam a doença. Os animais doentes que não foram tratados morreram e 60% dos que foram submetidos à substância melhoraram sensivelmente.


Por que as lesmas derretem quando jogamos sal sobre elas. As lesmas possuem uma pele muito fina. Vivem em lugares úmidos e sombrios e, assim, não ocorrem grandes taxas de transpiração através da pele, fato que poderia provocar a desidratação desses animais.


Fonte: http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_invertebados_moluscos.htm  

Postado por: Gabriel Hauaji 
                                                                                                             

    quarta-feira, 9 de junho de 2010

    Curiosidades sobre os Equinodermos

    • Existe um único filo formado exclusivamente por seres exclusivamente marinhos: o filo Echinodermata, que não é encontrado em água doce. Os equinodernos (de forma geral) são pouco usados como alimento; no entanto, habitantes da bacia do Mediterrâneo comem, assadas ou cruas, as gônadas do ouriço-do-mar. As vísceras de vários equinodernos são usadas como iscas para peixes. Está nas pesquisas biológicas a maior utilidade dos equinodernos. Muitos são os ensaios experimentais sobre fecundação e desenvolvimento feitos com o ouriço-do-mar.Em muitos lugares de nossas praias, quando as águas baixam, podemos ver buracos cavados nas rochas. Esses buracos são chamados locas e são cavados pelos ouriços-do-mar. As locas são usadas como abrigos pelos ouriços, nas quais vivem a maior parte de sua vida.
                         

    Postado por: Igor Fonseca

    quarta-feira, 2 de junho de 2010

    Curiosidades sobre os Artropódes

    Os artrópodes foram o primeiro grupo de invertebrados que puderam viver completamente independentes da água. Um dos pricipais motivos foi o surgimento de um exoesqueleto que impede a perda de água excessiva pelo corpo.

    Fonte: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/revista/c12_artropodes/%20c12_artopodes.html

    As aranhas-caranguejeiras são as maiores aranhas que existem na Terra. Ela tem vinte centímetros de diâmetro, incluindo as pernas. As caranguejeiras, embora amedrontem pelo tamanho, são aranhas relativamente inofensivas: possuem pêlos urticantes que podem provocar reações alérgicas numa pessoa.


    As armadeiras são muito agressivas e podem saltar sobre as suas vítimas. Vivem entre bananeiras, terrenos baldios e podem entrar nas residências, escondendo-se em lugares mais escuros. A sua picada causa dor local e pode provocar vômitos, diarréia, queda da pressão arterial e convulsões.


    O veneno dos escorpiões é neurotóxico. Agindo especialmente sobre o sistema nervoso, pode causar a morte por asfixia, pois os comandos que controlam a respiração ficam bloqueados.


    Fonte: http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_invertebados_artropodes2.htm

    Postado por: José Tavares